É um tema que tem vindo a assombrar-me cada vez mais. E a preocupação que me tem trazido é cada vez maior. O mundo está a mudar, para pior, e os cientistas confirmaram que é por nossa culpa.
Sou só eu que me preocupo com isto? É um grande problema da actualidade. Já está a afectar o nosso estilo de vida, mas parece que o mundo inteiro está em negação. Sinto-me sozinho.
Os meus amigos não sabem do que se trata, não vejo o assunto a ser discutido em lado nenhum.
Temos de trazer este assunto para a opinião pública. Temos de falar sobre isto e torná-lo uma prioridade. Tento o melhor que posso, mas só ouço as pessoas a discutir questões que nada importam face ao que se avizinha pelo caminho que estamos a tomar.
Quando ouço alguém falar sobre a importância de reciclar para fazer um mundo melhor não sei se me ria ou se chore. Metam lá a garrafinha no vidrão! Mas é então e o resto? Quando alguém fala de um peditório para ajudar uma causa uma associação de ajuda animal penso, mas que bem! Acho que sim! Mas essas pessoas têm noção do que se avizinha por não se preocuparem com a causa do aquecimento global?
Dá vontade de agarrar essas pessoas pelos ombros e abaná-los com força e gritar: acorda por favor!!! Os oceanos estão a morrer. Milhões de espécies por todo o mundo, mesmo espécies que ainda nem conhecemos estão em risco!!!
Sabem o que se diz de um mundo com uma temperatura média superior em 2 graus? Sabem que essa será a perspectiva mais optimista?
Estamos a anos de luz da tomada de consciência do maior problema de sempre enfrentado pela humanidade e para a actualidade do planeta. As pessoas ainda discutem trivialidades, batem palmas quando "misteriosamente" o verão chega mais cedo e vai embora depressa.
Sabem o que isto significa para o nosso legado?
Sabem o que significa o desgelo de um continente, mar acidificado e os frágeis ecossistemas à volta do mundo, tais como os recifes corais e a vida que estes albergam... ? Sabem o que acontece com a produção de alimentos? E doenças? E saúde? Significa também extinção em massa, degradação da qualidade de vida e da noção de bem estar, significa fome, cidades e economias destruídas, prejuízos incalculáveis, significa morte, o inferno na terra quando tínhamos o paraíso...
Fico triste, genuinamente triste...
Será isto o Apocalipse? O fim da civilização tal como a conhecemos?
Leitores com filhos e netos sabem que destino lhes estamos a deixar?