Ontem estava mais uma vez numa de ir comer uns canapés ao final do dia. O evento era mais um daqueles onde se aparece e tens uma modesta, mas porreira equipa de catering, que vai trazendo muita coisa. Combinei com o Tiago! Mas ele como mudou de poleiro, demora agora mais tempo nas deslocações (penso eu...) e também não está muito à vontade para sair (será? Continuando...).
Falámos ao telefone e ele iria chegar mais tarde. Fui entrando.
Houve uma sessão de abertura, na qual ilustres convidados e patrocinadores falaram, dando o começo a mais uma cerimónia de divulgações de vencedores, às quais eu e o Tiago temos mantido alguma assiduidade.
Abriu-se a sala que expunha os trabalhos dos participantes do evento. Eu e o Tiago atirámo-nos ao papel (grandes aventuras envolvendo cola, k-line, folhas de papel e corridas) e à Internet.
Acho que a maioria dos trabalhos estavam muito bons! Muito bem trabalhados graficamente e com o briefing bem interpretado. Saí para o repasto...
Estas "festas" normalmente são à noite. Fiquei com bastante pena quando reparei que não havia salgados nem bebidas alcoólicas a serem servidas! Havia sumo natural de fruta, umas coisinhas de baunilha com fruta e afins.
E eu ali sozinho... Sem companhia, nem vontade de comer! Vim cá para fora para a porta do Museu da História Natural ou Museu da Ciência, e apreciar as janelas, a construção, quem viveria naquelas muito bem recuperadas águas furtadas. Por pouco que não sou atingido por uma cagadela, de um passaro que estava numa das arcadas! Ocurreu-me que se costuma dizer que merda é sorte! Fiquei com uma certa pena de não ser atingido!
Entretanto as coisas melhoram! Começam a circular uns tabuleiros com umas bolinhas fritas, umas espécies de croquetes de pato! Mais!!! Vieram também um copinhos com sumos naturais misturados com espumante! Quando a coisa tava a aquecer, chamaram-nos outra vez! Iam ser divulgados os premiados.
Bem... Convinha entrar! Afinal era mesmo este o propósito! Saber quem se iria destacar. Fui deixando a malta avançar e enquanto isso ia desfolhando a agenda cultural. Não vi nada que me apetecesse em concreto, exceptuando talvez o festival de animação!
Entrei para a sala, sentei-me calmamente e o Tiago chega oportunamente! Arranjou lugar ao meu lado!
Os trabalhos vencedores era bastantes interessantes. Confesso que senti um certo nervoso miudinho quando chegaram as nossas categorias, mas o hábito mesmo é chegar lá, ouvir uns nomes, e depois, a caminho de casa, pensar se fiz o saco para o ginásio. Portanto a sensação era: vejam lá se se despacham pois não me apetece ficar nervoso e tenho uma vida para seguir em frente!
Na categoria Cyber Lions, chamaram então por um tal de Tiago Varandas e Carlos Sampaio. Ainda fiz um compasso de espera, para ver se não se tinham enganado nos nomes, ou se havia mais participantes com nomes identicos aos nossos. Mas não! Eramos mesmo nós! Eu fiquei parvo a olhar e pensei: "bem... somos mesmo nós não é? Convém ir lá em baixo!". O Tiago exclamou: "Ganhámos!!! Vamos a Cannes!!!". E deu-me uma pancada no braço como quem diz, acorda pá! Lá nos levantámos, fomos receber o nosso belo diploma! Quase não cumprimentei a malta que nos ofereceu as coisas, fiquei de costas para o público, fiz sorrisos amarelos e cara de parvo para as várias fotografias enquanto me passaram o certificado para a mão e uma revista Briefing (que segurei igualmente como um troféu! Passassem-me um chouriço e uma AK-47 e seguraria-os de igual forma) .
A vida tem destas coisas! Ainda não me mentalizei bem das consequências. Sei que supostamente vencer... É uma coisa boa. Que ir a Cannes defender um trabalho é o sonho de qualquer criativo, como tão bem a Marina me lembrou, mas dou por mim a dizer isso várias vezes a mim próprio, a ver se caio em mim e na doce realidade.
A verdade nua e crua é que vou ver coisas diferentes e experimentar outras! Certamente será uma grande experiência! Certamente inesquecível e viciante! Espero que este não seja o meu topo de carreira, mas mais um relançamento, mais uma etapa!
Era mesmo fixe ganhar em Cannes. E um leãozinho num futuro próximo vinha mesmo a calhar...